Janaúba tem mais um acidente de trânsito e escancara caos viário
Um novo acidente de trânsito foi registrado na manhã desta quarta-feira, 6 de agosto, no cruzamento entre as avenidas do Comércio e São João da Ponte, no Centro de Janaúba. A colisão envolveu um Fiat Uno e uma motocicleta, e, apesar do susto, não houve vítimas fatais, segundo informações apuradas pela reportagem do Blog Pablo de Mello Notícias.

JANAÚBA (MG) — Um novo acidente de trânsito foi registrado na manhã desta quarta-feira, 6 de agosto, no cruzamento entre as avenidas do Comércio e São João da Ponte, no Centro de Janaúba. A colisão envolveu um Fiat Uno e uma motocicleta, e, apesar do susto, não houve vítimas fatais, segundo informações apuradas pela reportagem do Blog Pablo de Mello Notícias.
Imagens de câmeras de segurança revelam que o condutor do Fiat Uno, ao sair da Rua Santos Dumont em direção à Avenida São João da Ponte, avançou sem respeitar a preferência de tráfego. O motociclista, que seguia pela Avenida do Comércio — via que possui prioridade —, acabou atingindo o automóvel.
O motociclista recebeu atendimento médico no local e, felizmente, não sofreu ferimentos graves. O motorista do Fiat Uno, embora ileso, ficou visivelmente abalado. A Polícia Militar foi acionada e esteve no local para os procedimentos de praxe.
Acidentes se acumulam em Janaúba: 590 só em 2024
Este caso é apenas mais um entre os 590 acidentes de trânsito registrados em Janaúba apenas neste ano de 2024, conforme levantamento da Polícia Militar. Os números são alarmantes e colocam em evidência a urgente necessidade de reestruturação do sistema viário e ações efetivas de educação para o trânsito.
Além das vidas em risco, os custos sociais e econômicos desses acidentes também são imensos. Indenizações por acidentes de trânsito somam R$ 458 milhões no Brasil, conforme dados do Governo — recursos que poderiam estar sendo investidos na prevenção, em infraestrutura viária e na melhoria da saúde pública.
Opinião pública e autoridades pedem soluções
O crescente número de acidentes reacende o debate sobre a falta de sinalização adequada, imprudência ao volante, desrespeito às leis de trânsito e ausência de fiscalização constante, principalmente em áreas centrais e de grande fluxo, como onde o acidente desta quarta-feira ocorreu.
Moradores da região e motoristas que passam pelo local frequentemente relatam situações semelhantes, e defendem a instalação de redutores de velocidade, semáforos e campanhas educativas contínuas.
É hora de mudar: por um trânsito mais seguro em Janaúba
A segurança viária precisa ser tratada como prioridade. Reduzir os acidentes não é apenas salvar vidas, mas também garantir dignidade, bem-estar e desenvolvimento para toda a população.
Enquanto o município segue contabilizando ocorrências preocupantes, é urgente que o poder público e a sociedade civil se unam em prol de um trânsito mais organizado, humano e seguro.